0

Resenha – A atitude muda tudo, Jerônimo Mendes

Posted by Munique Andrade on 08:37:00 in , ,

Sinopse: Em qualquer fase da vida, escolhas e consequências são inevitáveis, porém o tempo é uma variável sobre a qual temos pouco controle e as decisões precisam ser tomadas. Certas ou erradas, nunca saberemos no início, somente no final, quando não se pode mudar mais nada. Em A atitude muda tudo, você vai torcer, vibrar em se emocionar com a saga de William, um jovem brasileiro dividido entre a promissora carreira do surfe e a necessidade imperiosa de assumir o lugar do pai no comando da maior empresa familiar do sul do país. O que você faria?


                         


Editora: Chiado Brasil                                                                                                                              Coleção:  Viagens na ficção                                                                                                                               Ano:  2015                                                                                                                                                         Nº de Páginas:  424                                                                                                                                  Autor: Jerônimo Mendes

             Intenso, cheio de emoções e enriquecedor. O autor Jerônimo Mendes nos apresenta em seu sétimo livro a saga familiar de William. Uma história que com todas as suas potencialidades, nos remete a uma mensagem de superação e da necessidade de manter-se em equilíbrio diante das escolhas e consequências.
            O autor nos trouxe como protagonista, um personagem riquíssimo. William é um jovem brasileiro, sonhador e determinado. O seu grande objetivo era ser um surfista profissional e ser reconhecido por seus próprios méritos. Bem diferente do que sua família planejava para ele. Pois, tornou-se filho único após a morte do seu irmão e ele seria o responsável para administrar a empresa do seu pai.
            Heitor, um grande empreendedor e dono da maior empresa familiar no Sul do Brasil, Rei da Fruta. De família humilde, saiu de casa cedo e foi correr atrás dos seus objetivos. Iniciou seu trabalho em um Centro de Abastecimento da cidade de Curitiba. Trabalhador, cativante e inteligente conseguiu chegar tão longe. Outro personagem brilhante e que traz mais características da experiência do autor, que lida com temas relacionados ao empreendedorismo. Mas, a sua morte prematura é um dos pontos mais importantes da história.
            Se a história já me impressionava desde o seu título, a partir desse momento ficou ainda mais excitante. A maneira que o autor traz as reviravoltas na vida do jovem, consegue prender a atenção e despertar a curiosidade do leitor. William teria que escolher qual seria o seu destino e ao mesmo tempo enfrentar a perda do seu pai. Além disso, ele se sentia culpado, especialmente porque a última vez que esteve com Heitor, eles discutiram e ele disse: “Quem sabe um dia, quando o senhor morrer”. O tempo definitivamente era algo que ele não poderia controlar e as decisões precisavam ser tomadas.

“Passei a amanhã no quarto digerindo o que aconteceu, com receio de agravar o problema e aumentar o remorso. Por outro lado, ficar no Brasil seria enterrar de vez o sonho de me tornar valorizado pelo meu próprio esforço, sem ter que depender da herança do meu pai. Desde criança quis caminhar com as próprias pernas e, no meu caso, as coisas pareciam sempre mais difíceis do que poderiam ser” (página 80).

            Outros personagens bem construídos aparecem para enriquecer ainda mais o enredo. Destacando principalmente a mãe, a Avó Ana, o amigo Roberto e a funcionária Cecília. E ao decorrer da história, eles foram responsáveis pelas mais distintas situações vivenciadas por William. Episódios aos quais, me deixaram muito aflita e ansiosa para descobrir quais os próximos capítulos e especialmente o final dessa história surpreendente. 
            A leitura desse livro, além de ter sido fácil e maravilhosa, foi um desafio. Em diversos momentos fiquei angustiada, me surpreendi e até me emocionei. Aliás, outro ponto fundamental que o autor nos traz é a quebra de padrões. Estamos consecutivamente criando expectativas de que as histórias nos tragam sempre romances e finais felizes. A saga de William nos contraria, trazendo desafios, reflexões e nos mostrando que nem sempre a vida vai ser como planejamos e sim, que precisamos tomar atitudes de acordo com cada situação. E com toda a realidade que nos foi proposta, a história se tornou bem mais especial.

“Algumas coisas estão fora do nosso controle. Às vezes é necessário dar um passo para trás, esperar a tempestade passar, ajustar as velas e depois seguir adiante...” (página 117).

            A atitude muda tudo, cujo gênero é a ficção realista, é o tipo de livro que tira o fôlego de qualquer leitor. Me sinto privilegiada por ter tido a oportunidade de ler e principalmente compreender a mensagem clara que o autor quis nos proporcionar. Definitivamente, é a obra que precisa ser guardada com carinho e ao mesmo tempo deve ser compartilhada para que outras pessoas também possam refletir e aprender principalmente que as escolhas e consequências serão sempre inevitáveis, mas que a atitude pode transformar todas as circunstâncias.



********



Sobre o Autor

Jerônimo Mendes. Sou Administrador, Coach, Escritor, Professor Universitário para Cursos de Especialização e MBA e Palestrante com mais de 35 anos de experiência profissional em empresas de médio e grande porte, além de ser apaixonado por  LiteraturaEmpreendedorismo e Desenvolvimento de Pessoas.









|

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Sessão dos Livros All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.