Primeiras Impressões - Talvez Nunca Mais Um País, Flavio P. Oliveira

Para a postagem de hoje eu trouxe as minhas primeiras impressões de uma distopia nacional, do queridíssimo Flavio P. Oliveira. Em breve tem resenha completa para vocês aqui no blog.



Título: Talvez Nunca Mais Um País
Autor: Flavio P. Oliveira
Páginas: 240
Editora: Delirium
Ano: 2015


Li as primeiras quarenta páginas de Talvez Nunca Mais Um País, e a começar que já senti uma singularidade na escrita de Flavio, algo que ainda não tive o prazer de me deparar. Com uma escrita no estilo psicodélico, e cheias de doses de loucura a cada parágrafo (por que não a cada linha?) –, torna a leitura do seu livro divertida e prazerosa.


 Não presenciarei a morte dos meus muitos desejos, não escutarei o barulho de cabeça estourando, e mais vale um sonho voando do que dois pesadelos à mão de um rapazola — dedos leves, ombros magros, costas largas, salada de batata na geladeira (...)


O autor faz uma construção da narrativa diferente e interessante: um breve relato de um momento atual e então, subitamente, seu protagonista está em devaneios com a ex-mulher ou com os colegas de apelidos infelizes… Essas alternadas são bem criativas, e ao contrário do que se possa pensar, elas não atrapalham o desenvolver da leitura – na verdade, parecem deixar o livro mais interessante, pois é nesses devaneios malucos que nos é apresentado o cenário da distopia.


(…) ela preparava uma gosma desmilinguida e tinha a pachorra de chamá-la pudim.


E se eu achei que não poderia encontrar mais nada de singular na estrutura de sua escrita, e na sua forma de conduzir a trama, eu chego ao final das quarenta páginas sem saber o nome do protagonista. Se não fosse a sinopse que li anteriormente, ficaria mesmo sem saber. Pode parecer estranho ler uma história sem ter ideia do nome do personagem principal, mas a escrita do autor é tão suave, engraçada, prazerosa e bem maluca, que a gente só se dá conta disso quando para um instante para refletir – no meu caso, eu precisei chegar ao fim das primeiras páginas do livro, gentilmente cedidas pelo autor para esta publicação, para notar tal fato.

Dizem que a primeira impressão é a que fica, pois bem, eu já estou louca para comprar o livro e terminar a leitura. (HAHAAH)

Se você quiser, pode adquirir um exemplar aqui: http://deliriumeditora.com.br/livros/livro_ficha1/ 

0 Comentários