Resenha - Crônicas (escritas) feito um pum






Sinopse: "- Você continua a escrever esses textos bobos? - diz ela irritada. - Ah, de vez em quando pinta uma inspiração e escrevo. - Você escreve sobre qualquer coisa. Que chato! Se pensar, você escreve. Se respirar, você escreve. Se peidar, você escreve. - É, é como um peido mesmo. De repente dá uma vontade e eu solto um. Um texto, claro.                                                                 
   "Trecho extraído da crônica “Sete anos de namoro”.

Depois da entrevista realizada com carinho aqui no blog do Sessão, é hora de conhecer um pouco mais desse livro com título hilário e um porquinho fofo na capa: “Crônicas (escritas) feito um pum”.

Confesso que fiquei mais curiosa ainda quando vi o título, o que esperar de um livro com esse nome? E para matar minha curiosidade, perguntei ao Eduardo. Na entrevista, ele contou que toda sua inspiração (isso inclui o nome do livro), é fruto de observação, dos detalhes, gestos e do que ouve as pessoas dizerem. Achei fantástico essa interação!  O que me permitiu imaginar que se trata de uma obra onde além de fatos que pode ter acontecido com o escritor, há histórias inspiradas em pessoas próximas a ele. Assim, já imaginei que a leitura iria ser deliciosa e engraçada.  

O livro é constituído por cerca de 58 histórias, em um pouco mais de cem páginas. São textos bem humorados, que além de serem curtos permite que o leitor, tenha diversas interpretações, até mesmo um duplo sentido em alguns momentos. Mas, é uma leitura leve e que possibilita passar o tempo de uma maneira bem prazerosa. Eu li em uma tarde.

Foi uma das minhas poucas experiências com crônicas, e adorei. Ri tanto com os casos que fica até difícil escolher apenas uma história, porém as minhas preferidas foram “Louça lavada”, “Pedido de namoro” e “Uma nova experiência”.

O escritor começou com pé direito no mundo literário, e vale muito a pena ler e também presentear aquelas pessoas que precisam urgente de uma pitada de humor em suas vidas rsrs.

Parabéns Eduardo e muito sucesso em sua jornada!!


Eduardo de Sousa nas redes sociais:
Fanpage (https://www.facebook.com/cronicasescritasfeitoumpum)
Site (http://blogfeitumpum.blogspot.com.br/)

Para adquirir o livro:
Chiado Editora (https://www.chiadoeditora.com/livraria/cronicas-escritas-feito-um-pum)
- Eduardo (https://www.facebook.com/cronicasescritasfeitoumpum)

1 Comentários

  1. Gostei muito da sua opinião, sobre as crônicas do livro, me deixou bem curiosa, e deu aquela vontade de ler !

    -Já estou seguindo !

    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir